31 março 2010

Cadê o público???

É lamentável que uma cidade que tenha mais de 400 mil habitantes ainda necessite discutir e "correr" atrás do seu público audiovisual. Este debate já passou em vários momentos dentro das reuniões do cineclube cine como le gusta e em outros locais da cultura caxiense.

A solução está num planejamento que somente daqui a uns 8 a 10 anos teremos uma conscientização, e ai sim um público cativo. Até lá, estamos em busca de soluções e algumas pessoas estão correndo atrás pra não deixar o pouco que temos cair em esquecimento. É muito fácil destruir as coisas, ou perde-las, do que construir.

Em matéria do jornal O Caxiense realizada pela jornalista Cíntia Hecher abordou muito bem a estrutura e a luta para manter a Sala de cinema no Ordovás aberta. Leia um pedaço dela:

"Um livro de visitas aguarda assinaturas na companhia de revistas ultrapassadas em uma mesa no saguão do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, que foi tomado pelo frio da noite de terça-feira. As 100 poltronas de estofado vermelho da Sala de Cinema Ulysses Geremia também aguardam visita para acomodar os cinéfilos que assistirão aos filmes em cartaz no 6º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional. Antes das luzes se apagarem para o começo da sessão das 20h, que exibe o filme alemão Os Dispensáveis (2009), 13 telespectadores se acomodam nas cadeiras.
Para Gilmar Marcílio, coordenador da sala de cinema desde abril de 2009, este pequeno número de espectadores não é negativo. “Trabalhamos com a expectativa de 20 a 30 pessoas por sessão. Somos realistas”, diz Marcílio. Isso porque o objetivo não é lucratividade ou lotações esgotadas, mas divulgar filmes que estejam fora do circuito comercial.... "

Leia na integra: http://ocaxiense.com.br/2010/03/a-procura-de-publico/

Aproveito para gritar: CADÊ O PÚBLICO DOS FILMES ALTERNATIVOS????

Ps.: Que de alternativos não tem nada pois são considerados bem comuns, ao contrário dos blockbusters americanizados com seus clichês cansativos.

17 março 2010

"A Culpa é do Fidel" no SESC

O SESC Caxias apresenta um novo ciclo de filmes, e nesta quinta tem o ótimo "A Culpa é do Fidel" com apresentação aberta e gratuita as 20h. Imperdível.

Gênero: Drama/Histórico
Diretor: Julie Gavras
Duração: 99 minutos
Ano de Lançamento: 2006
País de Origem: Itália / França
Idioma do Áudio: Francês

Sinopse:
Anna tem nove anos. Sua vida é tranqüila e confortável, boa parte vivida em Paris. Freqüenta uma escola católica e mora com seus pais, Marie e Fernando, sua babá e seu irmão caçula, François. Ela às vezes vai até Bordeaux, onde os avós maternos têm um vinhedo. Mas sua existência bem organizada irá se complicar com seu tio comunista, que é preso, uma viagem ao Chile e encontros com pessoas estranhas.

Eventos cuja importância Anna não pode mesurar, mas que transformarão profundamente a vida de seus pais. Engajamento político, altruísmo, a luta contra o imperialismo, feminismo, eleições: palavras-chaves que de agora em diante pontuarão as vidas de Marie e Fernando. Para Anna, a recém-descoberta paixão de seus pais expressa-se em outras palavras e fatos: mudança, desorganização, troca de babás, um apartamento menor e novos rostos. Assim como seus pais, Anna também muda, mas de forma diferente. Anna cresce e aceita esse novo mundo, o tempo todo olhando para o que a cerca de um jeito bem pessoal.

Trailer em espanhol:


SESC CAXIAS DO SUL
Rua Moreira César, 2462
F.: (54) 3221.5233

10 março 2010

Festival de Verão do RS de Cinema Internacional no Ordovás

Realizado desde 2005, o Festival de Verão do RS de Cinema Internacional é uma mostra cinematográfica anual que exibe filmes inéditos, oferecendo ao público de Porto Alegre e de diversas cidades do interior do Estado do Rio Grande do Sul um recorte do momento
cinematográfico mundial.

Além de exibir filmes inéditos, o evento conta anualmente com a presença de diretores, produtores e profissionais da área cinematográfica de diversos países, que contribuem para o desenvolvimento de um diálogo entre o público e os que produzem cinema. Atividades gratuitas, como aulas magnas, workshops, debates e palestras, são realizados durante o Festival, estimulando a reflexão sobre a produção contemporânea e fortalecendo o envolvimento e a interação com a plateia. (Somente em POA :( )

Sexta, dia 12
Filme: Berlim Brasil
2009, 70min, documentário, Brasil
Direção de Martina Dreyer e Renata Heinz
Sinopse: o filme mostra a mistura de origens da pequena Berlim Brasileira, de negros falando alemão e do silêncio no passado.

Sábado, dia 13
Filme: Canção de Baal
2007, 77min, drama, Brasil
Direção de Helena Ignez, com Carlos Carega, Beth Goulart e Felipe Kannenberg
Sinopse: optando por uma vida de outsider, Baal preenche seus dias com casos amorosos com belas mulheres e com um homem.

Domingo, dia 14
Filme: Ping Pong
2006, 86min, drama, Alemanha
Direção de Matthias Luthardt, com Sebastian Urzendowsky e Marion Mitterhammer
Sinopse: um garoto de 16 anos, cujo pai cometeu suicídio, aparece sem avisar na casa de seu tio, causando muitos conflitos familiares.

Terça, dia 16
Filme: Os Dispensáveis
2009, 100min, drama, Alemanha
Direção de Andreas Arnstedt, com Andrè Hennicke e Steffi Kühnert
Sinopse: uma criança de 11 anos começa a desenvolver traços de personalidade que odiava em seu pai, que se suicidou recentemente.

Quarta, dia 17
Filme: Netto e o Domador de Cavalos
2008, 95min, drama, Brasil
Direção de Tabajara Ruas, com Werner Schunemann e Tarcísio Filho
Sinopse: o filme reconta a lenda do Negrinho do Pastoreio

Quinta, dia 18
Filme: Um Amigo Meu
2006, 81min, drama, Alemanha
Direção de Sebastian Schipper, com Daniel Brühl e Jürgen Vogel
Sinopse: um jovem que leva a vida de forma indiferente se vê diante de um homem temperamento oposto

Programe-se:
O que: filmes do Festival de Verão do RS de Cinema Internacional
Quando: de 12 a 18 de março, com exceção do dia 15, sempre às 20h
Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia
Quanto: entrada franca

Fonte: www.festivalveraors.com.br
www.cinemaemcaxias.blogspot.com

Festival do Minuto na UCS

De hoje até domingo, a UCS sedia o Festival do Minuto, com a exibição de vídeos amadores e profissionais de até um minuto.

O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991. É, hoje, o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado festivais semelhantes em mais de 40 países. Na Holanda, existe desde 1993, vinculado ao Sandberg Institute, importante escola de arte localizada em Amsterdam. Estes países inspiraram a criação de Festivais do Minuto em mais de 40 nações, cada um com dinâmica e formato próprios. A partir do final de 2007, o Festival do Minuto brasileiro tornou-se permanente e online: passou a receber e exibir vídeos diretamente pela internet. Mensalmente, novos temas são lançados e os melhores vídeos recebem prêmios em dinheiro.

Horários do Festival 2010:
A exibição, com entrada franca, ocorre no UCS Cinema.
De segunda a sexta, das 11h30min às 12h10min.
Sábado e domingo, das 15h às 15h40min.

Fonte: www.festivaldominuto.com.br
www.ucs.br