15 julho 2008

História cinematográfica

Instituto Memória Histórica Cultural recebe acervo cinematográfico de Nazareno José Michelin

A Universidade recebeu, na tarde desta segunda-feira, dia 14, a doação do acervo cinematográfico de Nazareno José Michelin. As centenas de rolos de filmes com documentários históricos da região e os equipamentos de filmagem, de fotografia e de iluminação passam a fazer parte do acervo do Instituto de Memória Histórica Cultural e, em breve, poderão ser utilizados como fonte de consulta para estudantes e pesquisadores, conforme explicou a professora Cleodes Maria Piazza Julio Ribeiro, diretora do Instituto.

Nazareno Michelin, morto em 2007, foi proprietário da Michelin Filmes, produtora de audiovisuais criada na década de 60 e que durante mais de 40 anos se dedicou a documentar a história de empresas e de instituições da região e do estado, além de festas de casamento e aniversários. "São centenas de películas, em estágios diversos, com montagens, filmes brutos, alguns em negativos, outros em positivos, que retratam muitas das indústrias de Caxias do Sul e cidades e do Rio Grande do Sul", explica o jornalista André Constantin, produtor de documentários e colaborador do projeto de pesquisa Elementos Culturais das Antigas Colônias Italianas do Nordeste do Rio Grande do Sul (Ecirs).

De acordo com a viúva, Neusa Ioppi Michelin, doar o acervo para a Universidade está sendo a realização de um desejo manifestado pelo responsável pela profissionalização das filmagens em nossa região. "O sonho dele era que os estudantes tivessem acesso às imagens e aprendessem com elas". O reitor participou da solenidade e agradeceu em nome da comunidade universitária: "esse ato é singelo, mas de significado profundo, pois a família está nos confiando a guarda desta memória, por isso faremos bom uso didático e científico do acervo.

Fonte: Saite da Universidade de Caxias do Sul www.ucs.br

08 julho 2008

EXIBIÇÃO DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DO ENED


A próxima exibição irá ocorrer no dia 15 de julho (terça-feira) às 19h no UCS Teatro com a exibição do filme Batismo de Sangue de Helvécio Ratton. Essa exibição é uma grande conquista pois estaremos participando dentro da programação do ENED (Encontro Nacional de Estudantes de Direito), que tem como tema " Os vinte anos da Constituição Federal".


Tentamos chamar vários nomes desde o escritor Frei Betto, ao diretor Helvécio, atores do filme, pessoas ligadas ao ALN (Ação Libertadora Nacional), e por fim conseguimos um grande nome: Ivo Lesbaupin que é professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, é mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e doutor em Sociologia pela Université de Toulouse-Le-Mirail, da França. É, também, autor e organizador de diversos livros, entre os quais Igreja, movimentos populares, política no Brasil (São Paulo: Loyola, 1983); As classes populares e os direitos humanos (Petrópolis: Vozes, 1984); Igreja: Comunidade e Massa (São Paulo: Paulinas, 1996); e O desmonte da nação: balanço do governo FHC (Petrópolis: Vozes, 1999).


Que na ocasião dos episódios relatados no filme, foi um dos frades presos.


Essa exibição é em parceria com a Caravana da Anistia do Ministério da Justiça, Pró-Reitoria de Extensão da UCS e da organização do ENED.