04 abril 2010

Curso gratuito: Como ver um filme

COMO VER UM FILME
Introdução à apreciação cinematográfica.
Curso com Ana Maria Bahiana

Além de poucas capitais brasileiras, Caxias do Sul será contemplada com uma presença ilustre muito em breve, reconhecida por 10 entre 10 apreciadores de cinema, música e cultura em geral: Ana Maria Bahiana. A jornalista, que vive desde 1987 em Los Angeles, desembarca em Caxias nos dias 12 e 13 de abril para promover seu curso “Como ver um filme” na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás.

Os interessados deverão se inscrever através do telefone (54) 3901-1067, do Centro de Cultura Ordovás, levando em consideração que as vagas são limitadas. A participação é gratuita.

O curso “Como ver um filme”, de Ana Maria Bahiana, é uma realização da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, Secretaria Municipal de Cultura e Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás, com o apoio da Florense e do jornal O Caxiense.

Curso “Como ver um filme”, com Ana Maria Bahiana
Data: dias 12 e 13 de abril (segunda e terça-feira)
Horário: a partir das 19h
Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás
Inscrições gratuitas (vagas limitadas) através do telefone (54) 3901-1067, com Jonas.


“COMO VER UM FILME”
Sobre o curso de Ana Maria Bahiana

Pode-se assistir um filme, acompanhar sua história, levar sustos, chorar e rir e ainda assim não te-lo, de fato, visto. A diferença entre “olhar” e “ver”, tão fundamental na artes plásticas, é igualmente definidora no cinema: os mais de cem anos de história da Sétima Arte transformaram o que já foi “fotografia em movimento”, “teatro portátil” e “rádio filmado” em um sofisticado e complexo tecido de informações visuais, auditivas e aurais – captadas sem serem necessariamente percebidas – que vai muito além do simplesmente “sentar e ver”.

Este curso quer, de forma simples, prática, descontraída e divertida, levar a aluna ou aluno para o avesso, a costura deste tecido, dar a ela ou ele os elementos necessários para ver um filme do mesmo modo como diretores, roteiristas, atores e produtores o veem.

Cada encontro será ilustrado por sequências de filmes que demonstrem os principais pontos da palestra. Serão dois encontros compostos por dois módulos cada.

1. Entre arte e comércio: Como nascem os filmes
Como uma ideia chega diante das câmeras; o processo de identificação de argumentos, desenvolvimento, envolvimento do diretor, escolha do elenco, montagem da equipe. A diferença dos processos num grande estúdio e num independente. Como os filmes são financiados e como esses processos afetam o resultado final.

2. No princípio era o verbo... (roteiro + direção)
Como se estrutura um roteiro. O arco da narrativa. O trabalho do diretor. Fatores que determinam o resultado final na página e na tela. A evolução da idéia de pitch a argumento a roteiro a storyboard.

3. Império dos sentidos (fotografia + direção de arte)
O que fazem o diretor de fotografia e o diretor de arte. Como a atmosfera define um filme. Criando personagens e sensações com objetos, cores e figurino.

4. A costura do sonho (som + música + montagem)
O papel da finalização para a forma final do filme. A lâmina de Einsenstein: como o olho humano cria a história. Como o som modifica a experiência do olhar. Usos do som e da música como elementos narrativos.


Sobre Ana Maria Bahiana

Ana Maria Bahiana é jornalista e escritora, com uma carreira que cobre três décadas de reportagem e comentário de cultura no Brasil e no exterior, em imprensa, rádio, televisão e internet. Moradora de Los Angeles desde 1987 e integrante da Hollywood Foreign Press Association (que dá os Globos de Ouro) desde 1989, atualmente cobre cinema e entretenimento para a UOL, mantendo o blog Hollywoodianas, sucesso do portal.

Ana Maria escreveu para, entre outros, Jornal do Brasil, O Globo, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Opinião e Rolling Stone, no Brasil; New York Times Syndicate, Escape e Beat, nos Estados Unidos; Le Film Français na França; Follow Me, HQ e Cinema Papers na Austrália. De 1992 a 1995 Ana Maria foi a chefe do escritório de Los Angeles da revista inglesa Screen International, e, de 1996 a 2002, representante, produtora, e correspondente da rede Telecine e da Rede Globo em Los Angeles.

Como autora, em 2006 ela lançou Almanaque dos Anos 70 (Ediouro, 2006) - um, dos maiores best sellers do ano – e a nova edição de Nada Será Como Antes (priginal da Civilização Brasileira, 1979; Senac Rio, 2006). Seus demais títulos são Jimi Hendrix: Domador de Raios (Brasiliense, 1980; Pazulin, 2006); América de A a Z (Objetiva, 1993); A Luz da Lente (Editora Globo, 1998); Anos 70 (antologia de ensaios, Funarte, 1979; Aeroplano/Senac Rio 2005); e a tradução brasileira de Dispatches, de Michael Herr (Objetiva, 2005). Ela é autora do argumento e co-roteirista e co-produtora do filme 1972, lançado em novembro de 2006 pela Buena Vista.

Tendo finalizado a edição brasileira de Easy Riders, Raging Bulls, de Peter Biskind (sobre Hollywood nos anos 70) para a Editora Intrinseca, atualmente escreve Como Ver um Filme para a Nova Fronteira e O Cinema Explicado aos Meus Filhos, para a Agir. Sua entrevista com Francis Ford Coppola sobre O Poderoso Chefão III foi incluida em The Godfather Family Album, obra da Ed. Taschen, lançada em dezembro de 2008. Ana Maria colabora com o site de viagens americano indagare.com, dá palestras e cursos sobre cinema e música em todo o país e oferece consultoria para projetos de cinema e TV.

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