11 maio 2010

Cineclube cine como le gusta apoia o Projeto Cinéfilus

Projeto Cinéfilus: a sétima arte como recurso pedagógico.

Uma boa iniciativa sobre cinema e debates entra em cena e merece o nosso apoio e participação.

Ampliar as possibilidades de aproveitamento do cinema enquanto recurso pedagógico, buscando a formação de público e estimular o pensamento acadêmico científico sobre cinema é o objetivo do projeto Cinéfilus, que o Centro de Ciências da Comunicação lança esta semana. O projeto é divido em duas atividades: "Pensar Cinema" e "Sessão de Arte".
Segundo a coordenadora do projeto, professora Ivana Almeida da Silva, "o cinema compreende não apenas uma técnica ou uma indústria, mas uma forma de arte e comunicação, refletindo em suas obras o retrato da sociedade na qual está inserido".
Pensar Cinema é um encontro mensal, que se realiza na Sala Florense (Bloco M), onde serão apresentadas cenas de filmes e convidados conduzirão os debates enfocando as temáticas relacionadas às obras. A primeira apresentação será feita nesta quinta-feira, dia 13 de maio, às 19 horas, e abordará o filme "Blade Runner - o caçador de andróides", do diretor Ridley Scott. Participam dos debates as professoras Ana Mery Sehbe de Carli e Ivana Almeida da Silva, que falarão sobre o corpo no cinema e o imaginário na pós-modernidade, respectivamente. A entrada é franca.
Sessão de Arte é uma atividade que vai mostrar, semanalmente, no UCS Cinema, filmes de conteúdo original e mensagem diferenciada. A primeira sessão será na sexta-feira, dia 14 de maio, às 20 horas, com o filme "Sonhos", de Akira Kurosawa. A entrada custa R$ 3,00.
Ambas as atividades são abertas à comunidade em geral e não é necessário fazer inscrição. "A universidade, enquanto espaço para a construção de saberes diferenciados, para a crítica e para a ampliação dos olhares da comunidade, necessita adaptar sua estrutura para esta realidade. O cinema pode e deve, aqui, tornar-se um veículo não apenas de entretenimento, mas também de reflexão e diversidade", completa a coordenadora do Projeto Cinéfilus.

0 comentários: