22 junho 2010

Ciranda do Pensamento discute a Neuroquímica na 7ª Arte

No próximo sábado (26), acontece mais uma edição do projeto Ciranda do Pensamento. A temática proposta pelos painelistas Dr. Caetano Fenner e Dr. Marco de Menezes gira em torno da relação entre nossa mente com a Sétima Arte e de como os neurônios espelho são ativados durante um filme, gerando vivências emocionais. O painel inicia às 18h, no Palco do Zarabatana Café e tem entrada franca.
O título do tema desta edição foi definido como “Neuroquímica da empatia e a Sétima Arte incandescente”. O Dr. Caetano Oliveira resume da seguinte forma: “Na saída do cinema, após aquela singular experiência de imersão sensorial-cinestésica-imaginativa, a gente sai diferente de como entrou. O que houve? O que ocorreu entre as ideias da nossa mente, entre o eu de antes e de depois, que alívio ou que angústia que serão essas? Parece mesmo que o sujeito, depois de uma bela sessão de cinema, toma outro tipo de consciência: do mundo, de suas emoções, do outro ao seu lado. Pois a ciência, mais especificamente um ramo seu chamado "neuroquímica", comprova ano após ano tais mudanças químicas em nossos cérebros, nos tais neurônios-espelho. Ora, eles também trabalham durante o processo emocional da empatia, resumidamente o colocar-se no lugar do outro, o sentir a pele e algumas emoções do terceiro. Como a fruição de um bom filme, talvez o gosto e o aprendizado situados na leitura de uma obra literária façam borbulhar nossos neurônios-espelho, acendam nossos recônditos afetivos como acendem por vezes incandescente os personagens e as narrativas da telona e sala escura”.
SERVIÇO
Ciranda do Pensamento
Data: 26 de junho, sábado
Tema: “Neuroquímica da empatia e a Sétima Arte incandescente” - Como os neurônios espelho são ativados durante um filme e geram vivências emocionais intensas.
Painelistas: Dr. Caetano Fenner Oliveira e Dr. Marco de Menezes
Horário: 18h
Local: Palco Zarabatana Café
Entrada franca

0 comentários: