10 junho 2008

Mas o que é o Cineclube?

_O público ainda pensa que cineclube é uma espécie de “Sociedade dos Poetas Mortos”, onde um grupo de pessoas se encontram as escondidas para descreverem um filme, num local que mais se parece um clube de vídeo, com suas paredes forradas de cartazes e pelos cantos pilhas de fitas VHS e caixas de rolos de filmes, onde poderão retirar o material como se fosse uma locadora.
_Não é uma idéia equivocada, mas falta uma grande complementação. Pois o Cineclube antes de tudo é uma organização de pessoas que se unem para a apreciação de obras cinematográficas de forma coletiva. O caráter democratizante e participativo é inerente as várias etapas desta atividade.
_A participatividade se dá desde a escolha dos filmes, no esforço conjunto para o acesso às obras, bem como para a viabilização das condições para a exibição. O cineclube é também um lugar de formação do senso crítico, é um espaço para discussões sobre o audiovisual, o que vai dar em discussões mais amplas de temas como o direito à diversidade cultural, democratização e acesso a novas tecnologias.

0 comentários: