07 dezembro 2008

OPINIÃO - Documentário Campo dos Bugres


Já tinhamos comentado e até feito uma crítica, referente a divulgação das produções caxienses. E agora complemento, sendo esta uma opinião pessoal.

Fui assistir ao lançamento do documentário Campo dos Bugres, no dia 04 de dezembro no Ordovás, e por incrível a sala estava cheia. Digo isso, pois a divulgação foi muito ruim. Ainda fazemos as coisas para os familiares e pessoas próximas. O "resto" da população que não frequenta o Ordovás ou que não lê o jornal Pioneiro não sabe o que rola por aí. Parece que concentram a informação nesses locais. Nem nas universidades tinham cartazes divulgado.

Bom, feito o desabafo, vamos ao documentário. Ele foi aprovado pelo fundoprocultura no ano de 2006 sendo que sua estréia deveria ser dada no ano seguinte, já daí começamos a ver outro erro ou não. Pois uma produção documentário muitas vezes leva tempo para resgatar informações e tentar uni-las. Mas o caso em questão o visual em animação muito boa, abordagem de dados históricos e a caracterização dos atores fez desse um marco para a produção caxiense em seus 15 minutos.

Um fator que não me agradou é que após a exibição do curta-documentário teve ainda um vídeo de 30min com depoimentos e entrevistas com historiadores daqui. A questão é: por que não foi inserida esses depoimentos no trabalho final? Agregando a obra e dando mais valor e sustância? Parece que quiseram poupar os alunos, ao qual as escolas públicas, irão receber a contra-partida uma cópia do mesmo.

Vindima da Imagem em Caxias


Vindima da Imagem produção do Núcleo de Produção Audiovisual (NPAV) apresenta no Centro municipal de Cultura Dr. Ordovás Filho de 15 à 17 de dez. as 10 produções que fazem parte do pacote da série da União Européia:

15 dez. às 19h50min - segunda-feira
- O País da Cocanha, de Juliano Carpeggiani
- A Sinfonia de Suely, de Rafael Rech
- A Matança do Porco, de Marcelo Mugnol
- Porta el Progresso, de Vinícius Guerra
16 dez. às 19h50min - terça-feira
- Deus Abençoe Nosso Lar, de Pedro Karam
- Sabores de Armelinda, de Teresa Noll Trindade
- Sangue na Lua, de Fernando Mantelli
17 dez. às 19h50min - quarta-feira
- Eu te Abençôo, Vida, de Daniel Fuentes
- Vinho de Verdade, de Juliano Carpeggiani e Moisés Westphalen
- Vida na Colônia, de Vinícius Guerra

02 dezembro 2008

Documentário Campo dos Bugres no Ordovás

Estréia do Documentário Campo dos Bugres no Ordovás, nesta quinta-feira dia 04 de dezembro com entrada franca.

O documentário conta....
Ops! Lamentamos. Mas não conseguimos obter nenhuma informação sobre essa estréia. Parece que o pessoal ainda não aprendeu que é necessário divulgar antes de lançar qualquer material. E novamente fica a crítica ao pessoal da prefeitura que não coloca todas as informações no seu site, tem os meios e não utilizam.

Mas fica aí a dica.

Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Endereço: Rua Luiz Antunes, 312 - Bairro Panazzolo - Telefones: (54) 3218.6192 / 3901.1316
04/12 - 19:30
Ingresso: Entrada Franca

Eco das Montanhas e Se milagres desejais no Ordovás


O Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho exibe, nesta quarta-feira, dia 3, partir das 19h30min, com entrada franca, o documentário Eco das Montanhas – a viagem da palavra, produzido com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e co-realizado pela Universidade de Caxias do Sul, por meio do Projeto ECIRS (Elementos Culturais das Antigas Colônias Italianas no Nordeste do Rio Grande do Sul) e do Projeto Memória de Antônio Prado.

O filme tem produção de Fernando Roveda e direção de André Costantin. As gravações foram realizadas entre 2006 e 2008, principalmente no município de Antônio Prado e nas províncias de Vicenza e Verona, na Itália, lugares onde ainda existem herdeiros de um idioma arcaico e praticamente extinto, denominado cimbro.

No evento também será apresentado o filme Se milagres desejais, de André Costantin e Nivaldo Pereira, que narra pequenos milagres atribuídos a Santo Antônio e mistura memórias sobre os capitéis erguidos em honra a santos católicos na região da Serra Gaúcha.