07 dezembro 2008

OPINIÃO - Documentário Campo dos Bugres


Já tinhamos comentado e até feito uma crítica, referente a divulgação das produções caxienses. E agora complemento, sendo esta uma opinião pessoal.

Fui assistir ao lançamento do documentário Campo dos Bugres, no dia 04 de dezembro no Ordovás, e por incrível a sala estava cheia. Digo isso, pois a divulgação foi muito ruim. Ainda fazemos as coisas para os familiares e pessoas próximas. O "resto" da população que não frequenta o Ordovás ou que não lê o jornal Pioneiro não sabe o que rola por aí. Parece que concentram a informação nesses locais. Nem nas universidades tinham cartazes divulgado.

Bom, feito o desabafo, vamos ao documentário. Ele foi aprovado pelo fundoprocultura no ano de 2006 sendo que sua estréia deveria ser dada no ano seguinte, já daí começamos a ver outro erro ou não. Pois uma produção documentário muitas vezes leva tempo para resgatar informações e tentar uni-las. Mas o caso em questão o visual em animação muito boa, abordagem de dados históricos e a caracterização dos atores fez desse um marco para a produção caxiense em seus 15 minutos.

Um fator que não me agradou é que após a exibição do curta-documentário teve ainda um vídeo de 30min com depoimentos e entrevistas com historiadores daqui. A questão é: por que não foi inserida esses depoimentos no trabalho final? Agregando a obra e dando mais valor e sustância? Parece que quiseram poupar os alunos, ao qual as escolas públicas, irão receber a contra-partida uma cópia do mesmo.

2 comentários:

Celli disse...

Resgatar a história caxiense antes da imigração italiana é uma ótima idéia. Particularmente, falando desse documentário, mudaria muitas coisas referente à abordagem e conteúdo. Algumas coisas gostei, outras não. Mas isso não cabe a mim julgar.

Quanto à atrasos, realmente concordo que falta um pouco de fiscalização por parte da Secretaria de Cultura. Mas temos que levar em conta que em Caxias a maioria dos ganhadores dos projetos ainda não vivem só do audiovisual. Portanto, para executar um projeto, de preferência bem feito, se leva muito tempo, pois não há como dedicar-se integralmente.

João disse...

Oi. Estou procurando este filme mas parece não haver nem na internet e nem em locadoras. Se souberes me dizer uma forma de encontrá-lo agradeço. Forte abraço!