12 dezembro 2009

Cine + Da gaveta!!!

Olá cinéfilos, é com grande alegria q começamos a retomar novamente as atividades depois de um estado de topor. O cineclube cine como le gusta foi convidado para participar de um fanzine... Uau! A idéia partiu de uma premissa em que vários artistas colocam suas mentes e opiniões num impresso pra lá de legal. O fanzine DA GAVETA circula por Caxias do Sul - RS e já está nas mãos de várias pessoas viajando o Brasil. Nesta edição estamos contribuindo com vários filmes que tratam sobre o Consumo. Sabem como é.... natal... festas.... presentes... dá uma olhada à abaixo e clique no link do nosso parceiro, para conferir os filmes. E você que é professor, sinta-se a vontade para baixar os filmes, alguns deles gratuítos e liberados os direitos autoras, e se precisarem entrem em contato que conseguimos materiais para suas aulas.

Os filmes foram retirados do blog do nosso parceiro: Docverdade (http://docverdade.blogspot.com/) lá vcs encontraram todos esses filmes e mais alguns que abriram suas mentes... mas peço a todos que não guardem esse segredo. DIVULGUEM!!!

Criança, a Alma do Negócio
(Brasil, 2009, 49 min. - Direção: Estela Renner)

Reflete sobre a criança que se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas; os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada.



Surplus
(Suécia, 2003, 52 min. - Direção: Erik Gandini)

Você sabia que apenas 20% da população mundial consome 80% dos recursos do planta? Surplus é bastante diferente dos documentários tradicionais, é quase um videoclip. Trata do consumismo e da globalização e também dos movimentos sociais europeus que aconteceram nas reuniões do G8 e o conflito com as forças policiais.



Ilha das Flores
(Brasil, 1989 – 13min. – Direção Jorge Furtado)

Divertido, irônico e ácido, Ilha das Flores trata de uma forma simples e didática a maneira que funciona o ciclo de consumo dos bens numa sociedade desigual. Mostra toda a trajetória de um tomate, saindo do supermercado até chegar ao lixo. Considerado pela crítica européia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século.


A História das Coisas (Story of Stuff - EUA, 2007, 20 min. - Direção Louis Fox)

Annie Leonard apresenta didaticamente e sinteticamente - através de ilustrações simpáticas - o processo do extração, fabricação, distribuição, consumo e despejo das coisas vistos de uma forma clássica e aqui vistos de uma maneira diferente. E os instrumentos políticos e midiáticos envolvidos nisso, bem como as corporações. Mostra a visão da sociedade de consumo, influenciada pela mídia, que leva valores de consumo como sendo o primordial.

2 comentários:

Emma Tommas disse...

Vi as dicas no zine. Não assisti ainda "Criança, a alma do negócio", mas agora com essa tua outra dica de onde encontrar, vai ser barbada! Os outros três são muito bons, principalmente Ilha das Flores e Surplus, que adorei!
Valeu pelas tantas dicas!

Ander disse...

Muito bom o fanzine. Com textos sui-generis para reflexão nesses tempos nebulosos.
Abraço