25 novembro 2008

CINECLUBES BRASILEIROS ELEGEM NOVA DIRETORIA DO CNC

Reunidos em Belo Horizonte para celebrar os 80 Anos do Cineclubismo no Brasil, representantes de 129 cineclubes em atividade em 18 estados brasileiros, participaram, entre 17 e 21 de novembro, da 27ª Jornada Nacional de Cineclubes, ao final da qual foi eleita uma nova diretoria para o CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e reelegeram o capixaba Antonio Claudino de Jesus para comandar a entidade por mais dois anos.
Conscientes do novo cenário vivenciado pelo movimento cineclubista brasileiro, os representantes dos cineclubes presentes promoveram ainda diversas mudanças nos estatutos da entidade, entre as quais merece especial destaque a criação de nove diretorias regionais, cujos titulares e suplentes deverão, a partir de agora, representar e articular regionalmente as ações do CNC, objetivando descentralizar e fortalecer nacionalmente a entidade.

A Jornada foi prestigiada por representantes das principais entidades do audiovisual brasileiro, merecendo destaque as participações do presidente do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema, Jorge Moreno; da presidente da ABD Nacional, Solange Lima; do coordenador do CBDC - Coalizão Brasileira Pela Diversidade Cultural, Geraldo Moraes; da APIJOR - Associação de Propriedade Intelectual dos Jornalistas, Paulo Canabrava e dos diretores do Fórum dos Festivais, Antonio Leal; da ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação, Luciana Druzina; da FEPA - Fórum de Experiências Populares do Audiovisual, Márcio Blanco.

Dentro da programação o CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros promoveu ainda duas homenagens de caráter todo especial entregando o troféu "Paulo Emílio Salles Gomes" à duas personalidades de inegavél importância para o desenvolvimento do movimento cineclubista brasileiro: o mineiro José Tavares de Barros e o baiano Guido Araújo. O prêmio foi ainda conferido ao atual Ministro de Estado da Cultura, Juca Ferreira, que por motivos de força maior não pode comparecer ao evento.

Segundo Claudino de Jesus, presidente reeleito do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, "Esta jornada foi sem dúvida memorável e demonstrou todo o amadurecimento e fortalecimento do cineclubismo brasileiro". Ainda segundo Claudino, "a jornada demonstrou que o cineclunismo brasileiro avançou muito, principalmente nos últimos dois anos e que as perspectivas apontam para dias ainda melhores e para a possibilidade de implantação definitiva de políticas públicas de fomento ao cineclubismo. Finda a Jornada, sentimo-nos renovados e ainda mais entusiasmados e, sentimos este entusiasmo em todo o movimento. Agora, é trabalhar para consolidar estes avanços, que em nosso entendimento será fundamental para democratizar o acesso da população brasileira à produção audiovisual brasileira e desta forma fortalecer o cinema e a cidadania brasileiras!"

Promovido pela Associação de Cineclubes de Vila Velha e realizado pelo CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros em parceria com a Associação Curta Minas / Cineclube Curta Circuito, o evento contou também com o apoio do SESC de Minas Gerais.

0 comentários: