30 outubro 2008

FIESTA DE LOS MUERTOS

Para quem não sabe o O Dia dos fiéis defuntos, Dia dos mortos ou Dia de finados é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de Novembro, logo a seguir ao dia de Todos-os-Santos.

Desde o século II, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava.

No México é comemorada a festa do dia dos mortos, uma festa bem característica da cultura mexicana e que atrai muitos turistas. O dia dos mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos. É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.
Dentro deste enredo, o DJ Cristhian Caje nos traz, no Vagão Bar, a proposta de uma festa repleta desta estética mexicana.
Carina Sehn dará inicio a Fiesta de Los Muertos com uma performance, na qual estará representando a Deusa da Morte (Mictecacihualt na visão mesoamericana), atualmente conhecida como Catrina.
O Projeto CCOMA e o percussionista Guillerme Rosset personificarão e darão forma a noite venerada pelos Méxicas, noite de muita festa, choro, alegria, abundância e prazer e para a antiga cultura Maia, data excluída a milhares de anos do calendário Mixteca.
Os Dj´s convidados, Mona Carvalho, Mariana Duarte, do Brasil, e Flexxxo, da Espanha, foram selecionados por Cristhian pela sua vivência e aproximação com culturas hispano-americanas, onde esta festividade também é celebrada.

Então o cine como le gusta não poderia ficar de fora dessa:
FIESTA DE LOS MUERTOS
VAGÃO BAR - Dia 1º nov. - 23h

2 comentários:

Unknown disse...

eba! claro que eu já tô lá!!!

ueeebbaaaaa

Unknown disse...

me pasa o cartaz do manifestasol pra eu colocar no blog.
vai rolar o meu video eu acho

beijos