07 dezembro 2008

OPINIÃO - Documentário Campo dos Bugres


Já tinhamos comentado e até feito uma crítica, referente a divulgação das produções caxienses. E agora complemento, sendo esta uma opinião pessoal.

Fui assistir ao lançamento do documentário Campo dos Bugres, no dia 04 de dezembro no Ordovás, e por incrível a sala estava cheia. Digo isso, pois a divulgação foi muito ruim. Ainda fazemos as coisas para os familiares e pessoas próximas. O "resto" da população que não frequenta o Ordovás ou que não lê o jornal Pioneiro não sabe o que rola por aí. Parece que concentram a informação nesses locais. Nem nas universidades tinham cartazes divulgado.

Bom, feito o desabafo, vamos ao documentário. Ele foi aprovado pelo fundoprocultura no ano de 2006 sendo que sua estréia deveria ser dada no ano seguinte, já daí começamos a ver outro erro ou não. Pois uma produção documentário muitas vezes leva tempo para resgatar informações e tentar uni-las. Mas o caso em questão o visual em animação muito boa, abordagem de dados históricos e a caracterização dos atores fez desse um marco para a produção caxiense em seus 15 minutos.

Um fator que não me agradou é que após a exibição do curta-documentário teve ainda um vídeo de 30min com depoimentos e entrevistas com historiadores daqui. A questão é: por que não foi inserida esses depoimentos no trabalho final? Agregando a obra e dando mais valor e sustância? Parece que quiseram poupar os alunos, ao qual as escolas públicas, irão receber a contra-partida uma cópia do mesmo.

Vindima da Imagem em Caxias


Vindima da Imagem produção do Núcleo de Produção Audiovisual (NPAV) apresenta no Centro municipal de Cultura Dr. Ordovás Filho de 15 à 17 de dez. as 10 produções que fazem parte do pacote da série da União Européia:

15 dez. às 19h50min - segunda-feira
- O País da Cocanha, de Juliano Carpeggiani
- A Sinfonia de Suely, de Rafael Rech
- A Matança do Porco, de Marcelo Mugnol
- Porta el Progresso, de Vinícius Guerra
16 dez. às 19h50min - terça-feira
- Deus Abençoe Nosso Lar, de Pedro Karam
- Sabores de Armelinda, de Teresa Noll Trindade
- Sangue na Lua, de Fernando Mantelli
17 dez. às 19h50min - quarta-feira
- Eu te Abençôo, Vida, de Daniel Fuentes
- Vinho de Verdade, de Juliano Carpeggiani e Moisés Westphalen
- Vida na Colônia, de Vinícius Guerra

02 dezembro 2008

Documentário Campo dos Bugres no Ordovás

Estréia do Documentário Campo dos Bugres no Ordovás, nesta quinta-feira dia 04 de dezembro com entrada franca.

O documentário conta....
Ops! Lamentamos. Mas não conseguimos obter nenhuma informação sobre essa estréia. Parece que o pessoal ainda não aprendeu que é necessário divulgar antes de lançar qualquer material. E novamente fica a crítica ao pessoal da prefeitura que não coloca todas as informações no seu site, tem os meios e não utilizam.

Mas fica aí a dica.

Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Endereço: Rua Luiz Antunes, 312 - Bairro Panazzolo - Telefones: (54) 3218.6192 / 3901.1316
04/12 - 19:30
Ingresso: Entrada Franca

Eco das Montanhas e Se milagres desejais no Ordovás


O Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho exibe, nesta quarta-feira, dia 3, partir das 19h30min, com entrada franca, o documentário Eco das Montanhas – a viagem da palavra, produzido com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e co-realizado pela Universidade de Caxias do Sul, por meio do Projeto ECIRS (Elementos Culturais das Antigas Colônias Italianas no Nordeste do Rio Grande do Sul) e do Projeto Memória de Antônio Prado.

O filme tem produção de Fernando Roveda e direção de André Costantin. As gravações foram realizadas entre 2006 e 2008, principalmente no município de Antônio Prado e nas províncias de Vicenza e Verona, na Itália, lugares onde ainda existem herdeiros de um idioma arcaico e praticamente extinto, denominado cimbro.

No evento também será apresentado o filme Se milagres desejais, de André Costantin e Nivaldo Pereira, que narra pequenos milagres atribuídos a Santo Antônio e mistura memórias sobre os capitéis erguidos em honra a santos católicos na região da Serra Gaúcha.

27 novembro 2008

Festival do Minuto na UCS


De 2 a 6 de dezembro, na Cidade Universitária da UCS (Universidade de Caxias do Sul), o público interessado em cinema e vídeo poderá conferir duas mostras de vídeo que integram o Festival do Minuto.

Com entrada franca, serão exibidos vídeos amadores e profissionais com duração máxima de um minuto, da mostra "Acabou a gasolina" (28 produções) e da "Minuto Cidades" (32 produções).

De 2 a 5 de dezembro, a exibição será no UCS Cinema, das 11h às 12h, e na loja Colombo Tech, na Galeria Universitária, das 18h às 19h. No dia 6, sábado, haverá uma sessão extra na loja Colombo Tech, com início às 10h.
Vaja abaixo algumas obras:




Saite: www.festivaldominuto.com.br/templates/Home.aspx
Fonte: http://www.ucs.br/

Estréia da "Vindima da Imagem" no Santander Cultural em Porto Alegre

A "Vindima da Imagem" estreia em Porto Alegre no Santander Cultural de 30 nov. à 03 dez. às 19h, com entrada gratuita.
Horários alternativos de exibição podem ser conferidos pelo site: http://www.santandercultural.com.br/programacao/cinema.asp
Para ver o trailer da série, acesse www.youtube.com/npavbrasil
Fonte: Juliano Carpeggiani -Diretor do Núcleo de Produção Audiovisual (NPAV)
Flores da Cunha/ Brasil

25 novembro 2008

Coxias de Caxias


ATENÇÃO!

QUEM AINDA NÃO VIU, TEM QUE VER O CURTA Dossiê Rê Bordosa, ENTÃO NÃO PERCA A OPORTUNIDADE E COMPAREÇA no dia 29 de manhã, aqui em Caxias do Sul teremos o Coxias de Caxias (alusão ao local, na livraria O Livreiro, que se parece com uma coxia de teatro).

O encontro será aberto virtualmente pelo italiano Giuseppe Camuncoli (atualmente realizando hqs de X-Men pela Marvel e Hellblazer pela DC Vertigo) que vai saudar o público e falar sobre seus - recém lançados - filmes publicitários sobre Batman, às 9 da manhã.

Rafael Albuquerque (desenhista de Robin e Blue Beetle, pela DC Comics), Mateus Santolouco e Eduardo Medeiros virão de Porto Alegre, para falar de Power Trio e dos gibis que os 2 primeiros publicam nos EUA. De Caxias, mesmo, temos o Zambi, criador de Sir Holland, e que desenhou a arte do cartaz do Coxias de Caxias (veja abaixo) , e jovens quadrinhistas alunos da UCS. O grande nome da cidade, Iotti, não estará presente, por ser convidado em uma feira do livro, em outra cidade. Mas seu novo Gibizon deve estar pronto a tempo para apresentação no evento .

Bira Dantas vai comparecer online falando sobre a nova MAD, assim como André Diniz, para falar sobre A Guerra dos Farrapos, em quadrinhos.Publicações de todo o Brasil estarão à disposição do público, para consulta e compra.

Vamos dar sequência à programação assim:
10 horas - exibição de O Pássaro, de Christian Caselli inspirado no WolisnkyMinidocumentário do Sávio Leite sobre Lourenço Mutarelli Trailler de Los 3 Inimigos, do Daniel Messias
11 horas: filme de Osamu Tezuka
11:50 Dossiê Rê Bordosa Encerramento

Nos intervalos, muito contato e troca de idéias e materiais. Haverá o sorteio de 2 exemplares de 'Os Brichos', de Antonio Eder

Publicações várias estão vindo (até o momento) de Argentina, Chile, Eslovênia, Holanda, Índia, Suíça, França, Alemanha, Inglaterra, Galícia, Holanda, Uruguai e Paraguai (além do Brasil), para variarmos as referências do público.

Fonte: Marko Ajdarić Neorama dos www.neorama.com.br

CINECLUBES BRASILEIROS ELEGEM NOVA DIRETORIA DO CNC

Reunidos em Belo Horizonte para celebrar os 80 Anos do Cineclubismo no Brasil, representantes de 129 cineclubes em atividade em 18 estados brasileiros, participaram, entre 17 e 21 de novembro, da 27ª Jornada Nacional de Cineclubes, ao final da qual foi eleita uma nova diretoria para o CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e reelegeram o capixaba Antonio Claudino de Jesus para comandar a entidade por mais dois anos.
Conscientes do novo cenário vivenciado pelo movimento cineclubista brasileiro, os representantes dos cineclubes presentes promoveram ainda diversas mudanças nos estatutos da entidade, entre as quais merece especial destaque a criação de nove diretorias regionais, cujos titulares e suplentes deverão, a partir de agora, representar e articular regionalmente as ações do CNC, objetivando descentralizar e fortalecer nacionalmente a entidade.

A Jornada foi prestigiada por representantes das principais entidades do audiovisual brasileiro, merecendo destaque as participações do presidente do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema, Jorge Moreno; da presidente da ABD Nacional, Solange Lima; do coordenador do CBDC - Coalizão Brasileira Pela Diversidade Cultural, Geraldo Moraes; da APIJOR - Associação de Propriedade Intelectual dos Jornalistas, Paulo Canabrava e dos diretores do Fórum dos Festivais, Antonio Leal; da ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação, Luciana Druzina; da FEPA - Fórum de Experiências Populares do Audiovisual, Márcio Blanco.

Dentro da programação o CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros promoveu ainda duas homenagens de caráter todo especial entregando o troféu "Paulo Emílio Salles Gomes" à duas personalidades de inegavél importância para o desenvolvimento do movimento cineclubista brasileiro: o mineiro José Tavares de Barros e o baiano Guido Araújo. O prêmio foi ainda conferido ao atual Ministro de Estado da Cultura, Juca Ferreira, que por motivos de força maior não pode comparecer ao evento.

Segundo Claudino de Jesus, presidente reeleito do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, "Esta jornada foi sem dúvida memorável e demonstrou todo o amadurecimento e fortalecimento do cineclubismo brasileiro". Ainda segundo Claudino, "a jornada demonstrou que o cineclunismo brasileiro avançou muito, principalmente nos últimos dois anos e que as perspectivas apontam para dias ainda melhores e para a possibilidade de implantação definitiva de políticas públicas de fomento ao cineclubismo. Finda a Jornada, sentimo-nos renovados e ainda mais entusiasmados e, sentimos este entusiasmo em todo o movimento. Agora, é trabalhar para consolidar estes avanços, que em nosso entendimento será fundamental para democratizar o acesso da população brasileira à produção audiovisual brasileira e desta forma fortalecer o cinema e a cidadania brasileiras!"

Promovido pela Associação de Cineclubes de Vila Velha e realizado pelo CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros em parceria com a Associação Curta Minas / Cineclube Curta Circuito, o evento contou também com o apoio do SESC de Minas Gerais.

23 novembro 2008

2ª Mostra Itinerante de Cinema Brasileiro

Com o sucesso da Mostra Itinerante de Cinema Brasileiro que ocorreu em 2006/2007 neste ano dá continuidade com a 2ª edição Mostra Itinerante de Cinema Brasileiro na qual está percorrendo às cidades da Serra que não possuem salas de exibição, e exibindo produções nacionais, sendo algumas daqui de Caxias do Sul, ao público carente por esse segmento.

O Coordenador da Mostra, Élvio Gonçalves dos Santos, destaca que o projeto surgiu depois que estudos do Ministério da Cultura revelaram que mais de 90% das cidades do país não tem salas de cinema. Ele lembra que grande parte da produção cinematográfica nacional é financiada pelo dinheiro público, e que a Mostra procura corrigir esta distorção.

A 2ª Mostra Itinerante de Cinema Brasileiro segue nos dias 28 e 29 em Vila Flores e nos dias 4 e 5 de dezembro em Nova Prata. Ao todo, 15 cidades irão receber o projeto. As demais localidades receberão a Mostra a partir de março do ano que vem. O projeto é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com patrocínio da Eletrobrás e da Guerra S/A Implementos Rodoviários, com apoio da Associação de Turismo da Serra (Atuaserra) - Região Uva e Vinho e promoção das prefeituras municipais.

Fonte:
www.redesul.am.br/index.php?ir=noticias_detalhes&id=19537&tipo=18 , acessado em 23/11/2008 às 21h

21 novembro 2008

A Revista Aplauso - Cultura em Revista já está nas bancas e em destaque mostra que Caxias do Sul é a Campeã pelo segundo ano consecutivo do Ranking Capitais da Cultura – a cuidadosa pesquisa feita pela Revista APLAUSO para medir o nível de investimento em cultura e o número de atividades artísticas das principais cidades do interior gaúcho – Caxias está pela terceira vez, em quatro edições do levantamento, no topo da lista dos municípios que mais aplicam recursos na área.


O título de Capital Brasileira da Cultura incentivou a prefeitura a aumentar o percentual da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de 1% para 2% sobre seu orçamento, passando para R$ 1,8 milhão em verbas da LIC municipal, que vão juntar-se aos R$ 900 mil do Fundo da Cultura.

Trailer - Jardim das Folhas Sagradas

Jardim das Folhas Sagradas narra uma história envolvente, capaz de atrair e prender a atenção do público, pela riqueza da linguagem e da trama, construídas com elementos de humor, suspense, aventura, intriga política, romance, lenda, magia, mistério e drama. Propõe, por outro lado, a reflexão crítica sobre a história e o presente da cidade do Salvador.

O dilema de Bonfim, filho de uma yalorixá, que precisa abandonar a profissão e mudar radicalmente a vida para criar um terreiro de candomblé. Afastado das tradições da religião, Bonfim questiona fundamentos como o sacrifîcio, e sofre as consequências destes enfrentamentos. Um filme que fala de obediência, amor, desprezo, amizade e traição. Assista ao trailer.



Saite: www.jardimdasfolhassagradas.com.br

18 novembro 2008

Clipe da Banda Ligante Anfetamínico


Artísta: Ligante Anfetamínico
Música: Andróides Sonham Com Guitarras ElétricasAlbum: Ligante Anfetamínico (2006)
Diretor: Marcelo Mugnol
Financiamento: FundoProCultura (Caxias do Sul)
Março de 2008

14 novembro 2008

27 ª Jornada Nacional de Cineclubes - Carta Aberta

A 27 ª Jornada Nacional de Cineclubes é uma realidade a partir desta segunda-feira, 17 de novembro de 2008, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Cineclubistas, cineastas e demais pessoas e entidades que trabalham na defesa de políticas públicas para o cinema brasileiro sabem das atividades que o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros – vem desenvolvendo nesses últimos anos.

Em 2008 celebramos 80 anos do Movimento Cineclubista Brasileiro e são inúmeras as propostas e conquistas do CNC, entre elas:
- a rearticulação e cadastramento de cineclubes em todo o país;
- a organização de três Encontros Ibero-Americanos de Cineclubes;
- o apoio efetivo na concepção e estruturação da Programadora Brasil;
- a realização de oficinas;
- a participação na maioria das entidades do cinema nacional; e
- a eleição do cineclubista Antônio Claudino de Jesus para a Vice-Presidência da FICC – Federação Internacional de Cineclubes.

Esses são apenas alguns exemplos que demonstram a seriedade e o compromisso do CNC com nossa maior causa: a defesa do público. Algumas pessoas tem se destacado nacionalmente por suas posturas objetivas e defesa absoluta do cineclubismo. Entre elas destaco Antônio Claudino de Jesus, João Baptista Pimentel Neto e Felipe Macedo.

A Jornada que agora se inicia é um encontro eletivo. Desde já antecipamos nosso apoio total e irrestrito para a reeleição de Antônio Claudino de Jesus para a Presidência do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros. Acreditamos ser esse um momento de continuidade e avanço nas propostas e conquistas que o CNC, através do Claudino de Jesus, vem realizando nacional e internacionalmente. Em nome da coordenação do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema, um festival cineclubista, que valoriza o debate e a exibição entendemos a importância dessa atividade no país e a sua contribuição efetiva no contexto internacional.

Luiz Alberto Cassol
Vice-Presidente do CNC / Coordenador Geral do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema /
Integrante da Coordenação do Cineclube Lanterninha Aurélio

Paulo Henrique Teixeira / Coordenador do Cineclube Lanterninha Aurélio / Assessor de Comunicação da CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria

Bebeto Badke
Coordenador do Cineclube UNIFRA / Coordenador Executivo do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema / Suplente da Diretoria do CNC

Gilvan Dockhorn Coordenador do Cineclube Vagalume – Caçapava do Sul / Professor da URCAMP RS

Cine como le gusta no Manifestasol



O Cine como le gusta participou do Manifestasol no último sábado, dia 8 de novembro. Foram exibidos vídeos enquanto aconteciam as apresentações e na noite foi passado os curtas: Velhas e Boas Lembranças de Carol Melo e Colônia 2020 de Jorge Valmini.

Até o próximo Manifestasol.

E CONTINUA O MÊS DO FILME NACIONAL

Numa promoção da Ancine (Agência Nacional de Cinema) de 2ª a 5ª no mês de novembro a entrada para os filmes nacionais será de R$ 4 inteira e R$ 2 a meia. Em Caxias, o GNC Iguatemi participa da Promoção e no período de 17 à 21 de nov. exibi o filme Última Parada 174

Direção: Bruno Barreto
Atores: Michel Gomes, Marcello Melo Jr., Gabriela Luiz, Cris Vianna, Ana Cotrim, Tay Lopes, Jana Guinoud, Rodrigo dos Santos, Douglas Silva, Gleyson Lima, Rafael Logan, André Ramiro, Alessandra Cabral, Teresa Xavier, Maria Delfina, Vítor Carvalho, Ramon Francisco, Lucas Rodrigues, Yasmine Luyindula, Hyago Silva.
Gênero: Drama
Duração: 1 hora e 50 minutos

Rio de Janeiro, 1983. Marisa (Cris Vianna) amamenta o pequeno Alessandro (Marcello Melo Jr.), em sua casa na favela. Viciada em drogas, assiste impotente seu filho ser retirado de suas mãos pelo chefe do tráfico local, devido à uma dívida não paga. Dez anos depois Sandro (Michel Gomes), filho único, vê sua mãe ser morta por dois ladrões. Apesar de ficar sob os cuidados da tia, ele decide fugir e passa a conviver com um grupo de garotos que dorme na igreja da Candelária, onde tem acesso ao mundo das drogas. Apesar de não saber ler ou escrever, Sandro sonha em ser um famoso compositor de rap. Para tanto ele espera a ajuda de Walquíria (Anna Cotrim), que realiza um trabalho voluntário junto a meninos de rua. Só que Sandro testemunha mais uma tragédia, a chacina da Candelária, onde 8 meninos de rua foram mortos pela polícia. Este evento aproxima Sandro e Alessandro, que passam a ter um forte convívio.

12 novembro 2008

Oficinas no 7º Santa Maria Vídeo e Cinema

O Santa Maria Vídeo e Cinema está em sua sétima edição, de 17 a 22 de novembro de 2008 (segunda até sábado) com o tema: projetando a Sétima Arte nos 150 anos de Santa Maria. Sintetizando uma homenagem do cinema ao momento da cidade.
O festival de cinema se aproxima e traz 03 oficinas para o público. São elas:
  • Oficina de direção e roteiro: A oficina irá abordar a análise de roteiro - Tema, premissa dramática, conflitos, estrutura, personagem e análise de direção, abertura do filme e desenvolvimento dos conflitos, relações entre formas e conteúdos, Ministrada por Guilherme Castro - Roteirista e Diretor Cinematográfico. Trabalha com ensino de cinema em diversas instituições. Tem proferido palestras sobre roteiro, linguagem e adaptação literária para o cinema. A oficina acontece em 18,19 e 20 (terça, quarta e quinta) das 14h às 18h.
  • Oficina de Análise da Linguagem Cinematográfica: A oficina irá abordar questões relativas à linguagem cinematográfica de modo que se possa formar uma consciência crítica e um nível de reflexão sobre elas – e a construção de sentido que delas se deriva – para a análise cinematográfica. A oficina será ministrada por Ana Paula Penkala Jornalista formada pela Escola de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas em 2000. Trabalha com análise de cinema e linguagem visual, edição e direção de arte (publicidade) e planejamento gráfico. É Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS, de São Leopoldo. Atualmente faz doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A oficina irá acontecer em 19, 20, 21 e 22 de novembro (de quarta a sábado), das 9h30 às 11h30 da manhã.
  • Oficina de Análise de Interpretação para Cinema e TV: A oficina irá abordar a interpretação do ator para cinema e televisão. Também as diferenças nas técnicas de interpretação para cinema e teatro. A relação com o diretor, com a equipe técnica e com o elenco. A oficina será ministrada por Sirmar Antunes, ator de cinema, teatro e televisão, com 32 anos de carreira profissional. Para o cinema estão entre outros, os filmes: "O Dia Em Que Dorival Encarou A Guarda"; "Lua de Outubro" ;"Concerto Campestre"; "A Retirada" ; "Netto e o Domador de Cavalos"; "Nossa Senhora do Caravaggio"; "Quadrilha"; "Valsa para Bruno Stein"; "Rolex de Ouro" e "Netto Perde Sua Alma" - Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Recife /2002. Na televisão atuou na minissérie "A Casa da Sete Mulheres" e na novela “Como Uma Onda" da Rede Globo, além da Telessérie “Segredo" para a Televisão de Portugal. Atuou em nove trabalhos para a RBS TV incluído o episódio "Ponto de Vista" - Prêmio de Melhor Ator / Histórias Curtas 2003. A oficina irá acontecer em 19 e 20, de novembro (quarta e quinta-feira) das 14h às 17h.

INSCRIÇÕES: Oficinas do 7º Festival Santa Maria Vídeo e Cinema

No Itaimbé Palace Hotel, Rua Venâncio Aires 2741 - SALA 05

Inscrições abertas a partir de segunda-feira, 10 de novembro, das 14h às 18h.

Valor: R$ 30,00

Informações: (55) 8117- 4546 com Juliane

Fonte: www.smvc.org.br

11 novembro 2008

Pela primeira vez, o Rio Grande do Sul asssiste a Patoruzito, filme que foi, até seu lançamento, o de maior bilheteria em toda a história da Argentina.

A apresentação acontece dentro do curso / seminário Mestres da Moderna Animação, no Campus 8 - Cidade das Artes, da UCS (pessoas não inscritas podem ver o filme às 19 horas.

Mantendo o ineditismo da mostra, o realizador do filme, Jose Luis Massa, participará online da sessão, debatendo com o público presente. Vale lembrar que o criador de Patoruzú e de Patoruzito nos quadrinhos, Dante Quinterno, também realizou um marco no cinema de animação sul-americano: 'Upa en Apuros', que usava cores e Technicolor já em 1942.


PATORUZITO - O FILME
Dia 13 nov. às 19h
Campus 8 - UCS
Sala Mareli

Fonte: Marko Adjaric - www.neorama.com.br

10 novembro 2008

Mês do Filme Nacional - ingressos a $4!

Promoção da ANCINE – Agência Nacional de Cinema

De 10 a 20 de novembro, de segunda a quinta, a entrada para os filmes nacionais será de R$ 4 inteira e R$ 2 a meia.

Em Caxias, o GNC Iguatemi participa da Promoção. Para a próxima semana, com o filme "Ensaio sobre a Cegueira".

Fonte:
aproveitaí!38 periódicoinconstante 08 novembro 2008

07 novembro 2008

TESTE DE ELENCO - NPAV

O teste de elenco do curta-metragem, do Núcleo de Produções Audivisuais de Flores da Cunha, intitulado A fábula do amor abandonado que será no dia 11 de novembro (terça-feira) no antigo Salão de Artes das 16h às 19h, para os seguintes papéis:
  • Fabrício: entre 25-30 anos. Tipo físico magro, cabelos curstos. Fisique du role: príncipe/ herói da Disney (Aladdin)
  • Olívia: entre 20-25 anos, estatura média, cabelos longos. Fisique du role: princesa da Disney ( Gisele do Encantada ou Jasmin do Aladdin)
  • Mãe: entre 40-45 anos. Fisique du role: mãe italianaPai: entre 40-45 anos. Fisique du role: pai italiano
  • Pretendentes( Precisamos de 4): entre 18-30 anos, tipo físico marcante, não necessariamente bonito.
A história trata de uma lenda que existe em uma vila italiana em que as pessoas que são abandonadas pelo seu amor morrem em 7 dias. Olívia, uma confeiteira desta vila conhece Fabrício, um ator que está de passagem pelo lugar. Os dois acabam se apaixonando e planejam fugir juntos, mas não é bem isso o que acontece.
Interessados deverão entrar em contato por email: mattos.mirella@gmail.com ou pelo telefone 8138-9839, depois do contato será enviado por email o texto.
Atenciosamente Mirella Mattos Assistente de Produção (NPAV)

04 novembro 2008

Ainda Orangotangos na Serra

Chega à serra a produção de Gustavo Spolidoro, Ainda Orangotangos. O filme narra uma série de situações-limite vividas por diversos habitantes da cidade de Porto Alegre. É o primeiro longa-metragem filmado em um único plano-seqüência no Brasil, tendo percorridos 15 km, na região central de Porto Alegre.

Em Porto Alegre, no dia mais quente do verão. Um casal de imigrantes chineses cruza a cidade em um vagão de metrô. Doentes e cansados, eles tentam ajudar um ao outro, ao mesmo tempo em que enfrentam a desconfiança dos demais passageiros e a incompreensão de sua língua. O chinês vagueia pelos corredores da estação de metrô e pelo mercado público da cidade, em busca de ajuda. É o início de uma série de situações-limite vividas por diversos habitantes da cidade.

FICHA TÉCNICA:
Título: Ainda Orangotangos
Gênero: Drama
Brasil: 2007
Duração: 81 min
Direção: Gustavo SpolidoroRoteiro: Gustavo Spolidoro e Gibran Dipp, baseado em livro de Paulo Scott.

Centro Municipal de Cultura - Sala de Cinema Ulysses Geremia
Datas: 07, 08, 09 e 11 de novembro de 2008
Sexta-Feira e Terça-Feira às 19h30min - S ábado e Domingo às 18h e 20h30min

E na quarta-feira, dia 12 de novembro, exibição do curta “Outros” e do Making Off do filme “Ainda Orangotangos”, seguido de bate-papo com o Diretor Gustavo Spolidoro.
Entrada Franca

Agradecimento: Uili Bergamin

MANIFESTASOL - Movimentação Cultural

Um novo Sol está a surgir! Para que os dias se refaçam na respiração da arte, em rede!

Sábado, 8 de Novembro de 2008, na Estação Férrea, a partir das 15h será o dia nacional da cultura. Sim! Sabemos que é dia 05 de novembro mas como cai durante a semana não dá para fazer festa (rsrsrsr).

Então a proposta foi reunir um mix de cultura, e mais! Aberto ao público.

  • Shows com as bandas
    CAIXA AZUL, CUCASTORTAS, CÉLULA, PINDORÁLIA, ELECTRIC TRIP, MULTIVERSO e ROTU VOTU
  • Apresentações de dança com
    PROVISÓRIO CORPO e B.BOYS JOCKER'S SCREW
  • Esquetes teatrais com
    COMUNIDADE THEATRAL e PATINHAS AO LARGO
  • Oficinas de
    STENCIL, MANDALAS e SUSTENTABILIDADE DOMÉSTICA
  • As 16h, palestra com
    LAMA SHERAB (Templo Budista de Três Coroas)
  • Cinema com cineclube cine como le gusta

08 de Novembro de 2008, das 15h33 às 0h06
Na estação férrea! Entrada: 1kg de alimento não perecível

O convite está feito, basta o teu movimento!

03 novembro 2008

CINEMA DE PURO PRAZER


O autor da "Enciclopédia dos Quadrinhos" é a excelente escolha do Hotel Villa Borghese para dar sequência ao projeto Bate-papo no Villa, que procura aproximar a população do ótimo estabelecimento hoteleiro de Flores da Cunha, através da cultura.

Hiron Cardoso Goidanich, o Goida, jornalista, pesquisador e crítico de cinema vai conversar sobre sua carreira e as alegrias que o cinema vem lhe proporcionando desde a infância. Vai apresentar, também, uma lista dos 100 melhores filmes nacionais e internacionais que o público de qualquer idade pode procurar nas vídeo locadoras. Garantia de cinema de puro prazer !

Data: 05 de novembro
Hora: 20hs
Local: Hotel Villa Borghesse

Compareça, a entrada é franca, não é necessário convite. Após o Bate-papo haverá confraternização com Queijos e Vinhos.


Agradecimento: Marko Adjaric - http://www.neorama.com.br

Cursos do sujeito_coletivo

O sujeito_coletivo é um coletivo de arte, onde artistas e criadores se reúnem para expressar e dividir seus talentos - assim somando. E neste mês de novembro oferece dois cursos na área do audiovisual.

1º) Videoclipe - com Léo Vargas e Sheila Zago
Aulas práticas e teóricas sobre videoclipe, análise de linguagem, pesquisa, equipe básica necessária para a produção e ao final do curso, uma experiência real através da realização de clipes para bandas gaúchas.
+ data: 4,11,18 e 25 nov. + gravações
+ horário: das 19h30min às 21h30min
+ valor R$180,00

2º) Roteiro Cinematográfico - com Guilherme Castro
Guilherme Castro é cineasta e trabalha com ensino de cinema em diversas instituições. Tem proferido palestras sobre roteiro, linguagem e adaptação literária para o cinema. É diretor e roteirista, com diversos parceiros de escrita, de filmes como Terra Prometida e Transversais, e de programas de TV.
+ data: 28 e 29 nov. (sexta e sábado)
+ horário: das 19h às 22h (sexta)
das 10h às 12h e das 13h30min às 18h30min (sábado)
+ Valor: R$85,00

sujeito_coletivo
Rua Coronel Flores, nº 810 - sala 303
sujeitocoletivo@gmail.com

Fonte: folder de divulgação

30 outubro 2008

FIESTA DE LOS MUERTOS

Para quem não sabe o O Dia dos fiéis defuntos, Dia dos mortos ou Dia de finados é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de Novembro, logo a seguir ao dia de Todos-os-Santos.

Desde o século II, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava.

No México é comemorada a festa do dia dos mortos, uma festa bem característica da cultura mexicana e que atrai muitos turistas. O dia dos mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos. É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.
Dentro deste enredo, o DJ Cristhian Caje nos traz, no Vagão Bar, a proposta de uma festa repleta desta estética mexicana.
Carina Sehn dará inicio a Fiesta de Los Muertos com uma performance, na qual estará representando a Deusa da Morte (Mictecacihualt na visão mesoamericana), atualmente conhecida como Catrina.
O Projeto CCOMA e o percussionista Guillerme Rosset personificarão e darão forma a noite venerada pelos Méxicas, noite de muita festa, choro, alegria, abundância e prazer e para a antiga cultura Maia, data excluída a milhares de anos do calendário Mixteca.
Os Dj´s convidados, Mona Carvalho, Mariana Duarte, do Brasil, e Flexxxo, da Espanha, foram selecionados por Cristhian pela sua vivência e aproximação com culturas hispano-americanas, onde esta festividade também é celebrada.

Então o cine como le gusta não poderia ficar de fora dessa:
FIESTA DE LOS MUERTOS
VAGÃO BAR - Dia 1º nov. - 23h

28 outubro 2008

Boas e Velhas Lembranças

Veja agora um vídeo da nossa parceira Carol que se virou, e muito bem, e realizou uma montagem com fotografias baseado no texto de Guilherme Rosset, que é o ator do vídeo.



Texto: Guilherme Rosset
Direção e Fotografia por Carol Melo
[Lab. de criação e prod. de múltimidia e mídia impresa - profº álvaro benevenuto - Aluna: Carol Melo]

26 outubro 2008

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO 2008


No dia 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Hoje o evento é comemorado em 51 países. No Brasil o Dia Internacional da Animação é organizado pela ABCA – Associação Brasileira do Cinema de Animação – e neste ano o evento acontece simultaneamente em 150 cidades brasileiras.Serão exibidos uma hora de filmes internacionais com produções portuguesas, polonesas, russas, sul-coreanas e americanas, e uma hora de filmes nacionais com o que há de melhor da animação brasileira.
Milhares pessoas em todo o país estarão unidas para comemorar esta data. A mesma mostra que você estará assistindo em Caxias do Sul também estará sendo exibida nos 26 estados e no distrito federal unindo o Brasil de ponta a ponta e com certeza você não poderá ficar de fora desta grande festa!!!
Em Caxias do Sul, o DIA acontecerá novamente na Sala de Cinema Ulysses Geremia situada no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. O local tem capacidade para 100 lugares. O evento tem apoio do Núcleo de Animação Digital da Universidade de Caxias do Sul, além do Centro Municipal de Cultura. Após a mostra oficial, será exibido o stop-motion caxiense "Sigmund" de Vanessa Remonti.
Mostra Infantil (Filmes nacionais - Censura Livre)
Horário: 15h Mostra Oficial (Mostra de Filmes Nacionais e Internacionais - Classificação 12 anos)
Estréia do stop-motion caxiense "Sigmund", de Vanessa Remonti
Horário: 19h30
ENTRADA FRANCA!
Relação de filmes e maiores informações: http://www.diadanimacao.com.br/
Coordenação Local: Luciana Lain, Laura Grando
Telefones: (54) 9992-5410 / (54) 9971-1712

22 outubro 2008

cine debate


Mais uma atividade cultura e inteiramente gratuita está por vir, nesta terça-feira dia 28 de outubro às 19h na Sala Florense (Bloco M) da UCS terá um debate com o Professor Olavo Ramalho Marques referente a alguns trechos do documentário "Povo Brasileiro" da cineasta Isa Grinspum Ferraz que é baseado na obra do antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997). A coordenação do cine debate é do intercambista Cristhian Caje e contará com a presença deste cineclube.
O documentário é uma série de 10 partes retratando os "Brasis" e seu povo. Baseada na obra central de Darcy: O Povo Brasileiro, em que o autor responde à questão "quem são os brasileiros?", investigando a formação do nosso povo.
Co-produzida pela TV Cultura, a GNT e a Fundar, a série conta com a participação de Chico Buarque, Tom Zé, Antônio Cândido, Aziz Ab´Saber, Paulo Vanzolini, Gilberto Gil, Hermano Vianna, entre outras personalidades.
O Povo Brasileiro é uma recriação da narrativa de Darcy Ribeiro, e discute a formação dos brasileiros, sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural que dela resultou. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro e depoimentos, a série é um programa indispensável para educadores, estudantes e todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre o nosso país.

20 outubro 2008

Mestres da Moderna Animação


A Universidade de Caxias do Sul (UCS) realiza nos dias 23 e 30/10 e 6, 13 e 20/11, quintas-feiras, das 19 às 21:30 horas, o Seminário Mestres da Moderna Animação com a coordenação da Professora Silvana Boone e a curadoria de Marko Ajdaric, jornalista e editor do site "Neorama dos Quadrinhos".
Serão cinco encontros com objetivo divulgar o que está sendo feito no Brasil e no mundo em cinema de animação, e a cada reunião, será apresentado um diretor de cinema de animação, com exibição de um filme, debate on-line com o diretor convidado e discussão com o grupo sobre as facetas da produção do cinema de animação.

Confira a programação:

  • Dia 23.10
    Estréia em Caxias de ‘Sigmund’, da animadora caxiense Vanessa Remonti. Exibição de curtas de Daniel Messias , sobre animações comerciais, seu trabalho para o Cartoon Network e um trailer mais avançado do filme ‘Tres Amigos’ Exibição do premiado Dossiê Rê Bordosa, de Cesar Cabral (2008) Debate online com Daniel Messias e Cesar Cabral
  • Dia 30.10
    Wagner Passos, do Grupo de Estudos em Animação da FURG, virá de Rio Grande para falar da produção deles incluída no concurso Histórias Curtas da RBS TV e também debater os filmes do dia: mostra de curtas nacionais (premiados ou selecionados por nós).
  • Dia 6.11
    Apresentação de curtas do cineasta uruguaio Walter Tournier Debate online com Tournier e um animador gaúcho.
  • Dia 13. 11
    Apresentação e exibição de Patoruzito 1, o filme mais visto na história da Argentina até a sua exibição. Debate online com o diretor José Luis Massa e um animador gaúcho;
  • Dia 20.11
    Mostra de curtas internacionais (premiados ou selecionados por nós) Debate online com um animador gaúcho

Mestres da Moderna Animação
Local: auditório Marelli - Campus 8-Cidade das Artes - UCS (Caxias do Sul)
horário: das 18 às 21:30
Valor da inscrição: R$50,00
Telefone do NADUCS: (54) 32899000 Fax: (54) 3289900

Estréia - Finados

Dois homens em busca de um túmulo perdido, vagam por questões entre a vida e morte. Esse é o tema do curtametragem caxiense Finados. O curta, que teve financiamento do Fundoprocultura, foi dirigido por Lissandro Stallivieri e Samuel Bovo, com a produção da Spaghetti Films. A estréia é no dia 3 de novembro, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás. Serão três sessões: às 20h, 20h30min e às 21h. A entrada é franca. Vamos dar uma força pra produção audiovisual caxiense e comparecer, ok?


19 outubro 2008

RED BULL TE DÁ MAIS DO QUE ASAS!

A Red Bull criou algo bem legal na área de animação. Com o tema "te dá asas" crie um roteiro e produza um vídeo animado com até 60 segundos. O Red Bull Animaker vai premiar as melhores obras de animação universitárias com até um minuto de duração, no Sul e no Nordeste do País.

As inscrições já estão abertas e a mostra competitiva acontece em novembro, em dois estados: Pernambuco e Rio Grande do Sul. Os vinte melhores trabalhos de cada edição serão avaliados por profissionais especializados na área de animação, que irão definir os três premiados: melhor filme, melhor roteiro e melhor animação.

Grupos com até três integrantes interessados em participar têm até o dia 30 de outubro para inscreverem seus filmes. Se sua imaginação já está querendo decolar, leia atentamente o regulamento e capriche na produção.

www.redbull.com.br/animaker

MTV Engine Room



A MTV reuniu 16 jovens em um loft, no Brooklyn, em Nova York (EUA), para participar de um desafio que será exibido na televisão e na internet. Talvez você já tenha ouvido falar nisso. Trata-se de uma parceria entre a MTV e a HP, em um reality show chamado “Engine Room“, com a finalidade de levar quatro equipes de artistas digitais do mundo inteiro até a cidade de Nova York para competir em uma série de desafios criativos. A equipe vencedora ganhará US$ 400.000 em dinheiro, além de recursos da HP.

Mas o grande barato, para nós mortais da tecnologia, é que no site tem várias dicas de como fazer um Stop Motion, um filme inserindo animação e outras coisinhas legais como os episódios do programa, técnicas e demonstrações de produtos além de dar uma ajudinha na criação do seu portfólio.


17 outubro 2008

FUTURATEC



O canal Futura sempre inovando na qualidade de seus programas agora lança uma poderosa videoteca on-line e totalmente gratuíta possuindo, de início 700 vídeos, o Futuratec é uma ferramenta que amplia o alcance da programação do Canal Futura e seu potencial para uso educativo.

O Futura se propõe a ser um canal que, além de assistido, pode também ser utilizado. E o Futura é de fato utilizado em todo o Brasil por mobilizadores comunitários e instituições das mais diversas naturezas.

Agora, com o Futuratec, esta audiência tem à sua disposição produções do Canal Futura em qualquer lugar e a qualquer momento, através da Internet. E a televisão não foi esquecida. Embora os arquivos digitais possam ser executados em computadores, o Futuratec foi concebido para que os programas continuem sendo exibidos em aparelhos de TV. O uso do computador ainda é uma experiência individual, enquanto uma única TV pode atrair a atenção de grupos inteiros. E uma vez gravado em mídia digital, a exibição do programa não exige mais o uso do computador nem conexão à Internet, apenas uma TV e um aparelho de DVD.

O Futuratec alia o potencial de distribuição de conteúdos pela Internet com o poder que a TV tem de atrair telespectadores. Os conteúdos são organizados por temas, facilitando a busca de programas a partir dos assuntos que você deseja abordar em suas atividades educativas.

Para utilizar todo o potencial do Futuratec (baixar programas e gravá-los), você precisa utilizar software desenvolvido por terceiros. Mas não se preocupe: muitas opções são gratuitas e os procedimentos para realizar estas tarefas estão explicados nos tutoriais deste site.

O Futuratec utiliza uma tecnologia para distribuição de conteúdo onde todos os usuários compartilham os arquivos entre si. Ou seja, eles não estão armazenados em um servidor central. Por isso, não esqueça: depois de baixar os arquivos, deixe-os ainda em seu computador durante algum tempo. Outros usuários dependem de você e a rede Futuratec agradece!

http://www.futuratec.org.br/

06 outubro 2008

Programação para o finde

Para quem quiser curtir o CineEsquemaNovo2008 em Porto Alegre, fizemos um guia para sábado e domingo, dias 11 e 12 de outubro. É só clicar para ampliar e imprimir!

CineEsquemaNovo2008


Começa neste sábado, dia 11, o Festival de Cinema de Porto Alegre, o CineEsquemaNovo2008. As atividade irão se concentrar na Usina do Gasômetro mas as exibições também ocorrerão no Santander Cultural, Ulbra, ESPM, Famecos e Fabico. As salas de cinema receberão mostras de Curtas, Longas, Sala de Aula, Mão Dupla, Sessão da Meia Noite, Sessão Internacional e também oficinas. Mais informações no saite do festival: http://www.cineesquemanovo.org/versao2008/

25 setembro 2008

Olá a todos!
Sábado dia 04 de outubro às 15h na Sla de Cinema Ulysses Geremia do Centro Municipal de Cultura, estaremos realizando mais uma sessão com o filme:

========== MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE ==============

Gênero: Documentário
Diretor: Simon Hartog
Duração: 80 minutos
País de Origem: Inglaterra
Idioma do Áudio: Português

O documentário é dividido em 4 partes:
* Na primeira parte ele mostra a relação entre a Rede Globo de Televisão e o regime da ditadura militar, no qual se vê fatos sociais que ocorram no país em decorrência do regime ditatorial.
* Na segunda parte apresenta o acordo firmado entre a Rede Globo e o Grupo Time-life (empresa norte americana de mídia).
* Na terceira parte evidencia-se o poder do proprietário da Rede Globo, Roberto Marinho. Por outro lado, mostra também, o "apoio" da Rede Globo à redemocratização do país, na figura do candidato à presidência da República Tancredo Neves.
* Na quarta parte, tida como a mais importante e reveladora do filme, mostra-se às claras os envolvimentos ilegais e mecanismos manipulativos utilizados pelas Organizações Globo em suas obscuras parcerias para com o poder em Brasília (incluindo fraudes em eleições, assassinatos encomendados por seus maiores figurões e outros).

Vale lembrar que esse documentário é proibido no Brasil e a sessão é GRATUITA!
Após, um bate-papo com Professor de história Marcelo Caon sobre mídia + elições + democracia + ...

Esperamos vcs lá!

10 setembro 2008

Sai a lista dos 14 filmes brasileiros que podem concorrer ao Oscar 2009

O Ministério da Cultura divulgou a lista dos 14 filmes que desejam ser o representante brasileiro na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 2009. Desses 14, um será escolhido, e o anúncio sai na próxima terça-feira, dia 16.

Cabe a uma comissão do ministério escolher o representante. Essa comissão é formada pelos seguintes profissionais da área audiovisual: Antonio Alfredo Torres Bandeira, Cleber Eduardo Miranda dos Santos, Silvia Maria Sachs Rabello, Maria Dora Genis Mourão, Giba Assis Brasil e Paulo Sérgio Almeida. Quem preside a comissão é o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin.

Os 14 inscritos são:
A Casa de Alice, de Chico Teixeira
A Via Láctea, de Lina Chamie
Chega de Saudade, de Laís Bodanzky
Era uma Vez, de Breno Silveira
Estômago, de Marcos Jorge
Meu Nome não é Johnny, de Mauro Lima
Mutum, de Sandra Kogut
Nossa Vida não Cabe num Opala, de Reinaldo Pinheiro
Olho de Boi, de Hermano Penna
Onde Andará Dulce Veiga?, de Guilherme de Almeida Prado
O Passado, de Hector Babenco
Os Desafinados, de Walter Lima Júnior
O Signo da Cidade, de Carlos Alberto Riccelli
Última Parada 174, de Bruno Barreto

Como exige-se que as produções tenham sido lançadas nos cinemas brasileiros entre 1º de outubro de 2007 e 30 de setembro de 2008, a presença do ainda inédito Última Parada 174 pode parecer estranha... Para entrar na lista, os realizadores decidiram colocar o filme por uma semana em cartaz, entre 12 e 19 de setembro, em uma sala de Jundiaí.

Outro estranho aí é O Passado. O MinC entende que o filme, falado em espanhol, se encaixa nos pré-requisitos porque o diretor Hector Babenco é naturalizado brasileiro e parte do financiamento do filme foi feito em nome de uma produtora brasileira. Acontece que o Oscar exige, nesta categoria, que o elenco principal seja de origem do país inscrito. Estrelado pelo mexicano Gael García Bernal e outros atores e atrizes sul-americanos, O Passado tem em Paulo Autran seu único brasileiro em cena.

Depois que o Brasil apontar o seu representante, uma comissão do Oscar escolherá, no fim do ano, cinco finalistas entre os mais de 90 países que também sonham com o careca dourado. A cerimônia de premiação acontece em fevereiro.

09 setembro 2008

Matinê Anime neste sábado


No próximo sábado, dia 13 de setembro tem Anime no cinema do Ordovás. A sessão é promovida pelo grupo Anime Caxias e tem o apoio do Cine como le gusta. A exibição é às 15 horas. Vale a pena conferir o Matinê Anime Caxias.

07 setembro 2008

Mostra de Cinema Japonês no Ordovás

Depois de um ciclo com filmes da Alemanha, tem início essa semana mais uma mostra temática na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás. O Japão é o país-tema das produções que serão exibidas nos dias 6, 7 e 11 de setembro. Além de longa-metragens, haverá também a exibição de animes, desenho muito popular no Japão e que também tem grande repercussão aqui no Brasil. Segue abaixo a programação:

Bem-Vindo, Mr. McDonald
Comédia - Japão: 1997
Duração: 103 min
Direção e Roteiro: Koki Mitani


Elenco:
Ken Watanabe - Takehiko Ono - Jun Inoue - Masahiko Nishimura

Sinopse:
Dona de casa vence concurso de roteiro para novelas radiofônicas. É apenas o início de uma estranha experiência, na qual ela é forçada a enfrentar a batalha de egos entre os atores e o poder dos anunciantes sobre o conteúdo, que acabam descaracterizando completamente sua obra inicial.


Horários:
Sábado e Domingo às 18h e 20h30min e Quinta-Feira às 19h30min

Ingressos:
R$ 5. Acima de 60 anos e estudantes R$ 2



Matinê Anime Caxias
13/09 - 15:00 (Entrada Franca)


Kikujiro - Verão Feliz
Drama - Japão: 1999
Duração
116 minutos
Direção: Takeshi Kitano

Elenco:
Takeshi Kitano - Yusuke Sekiguchi - Kayoko Kishimoto

Sinopse:
É verão e o pequeno Masao (Yusuke Sekiguchi) não tem com quem brincar. O cinquentão Kikujiro (Takeshi Kitano) jamais seria a companhia ideal para um garoto de nove anos de idade: é impaciente, arrogante e gosta de mandar nos outros. Mas os dois saem em busca da mãe que Masao nunca conheceu, numa viagem que mostrará que a realidade não é nada sem a magia.

Horários:
13/09 - 18:00 e 20:30
14/09 - 18:00 e 20:30
18/09 - 19:30
Ingresso: R$ 5 R$ 2 estudantes

*dados retirados do site http://www.adorocinema.com.br/

Nota da "redatora": [Espero que essa mostra explore mais filmes. Mostra Japonesa sem Akira Kurosawa é meio estranho ao público cinéfilo que gosta do que é bom, velho e clássico. Fui!]

22 agosto 2008

O que tá rolando de bom no cinema?


Todas as semanas estaremos divulgando por aqui o que acontece nos nossos cinemas.


De novidade temos o filme Chega de Saudades de Laís Bodanky (Bicho de Sete Cabeças) no UCS Cinema às 18h, que com um elenco de peso mostra os acontecimentos em um baile, com diversas vidas se cruzando pelo salão e tendo seus destinos modificados.

Seguindo na reta final a Mostra de Cinema Alemão, no Centro de Cultura Ordovás Filho:
23/08 - 18:00 - Mostra de Cinema Alemão - Férias
23/08 - 20:30 - Mostra de Cinema Alemão - O Nono Dia
24/08 - 18:00 - Mostra de Cinema Alemão - Só pela Adrenalina
24/08 - 20:30 - Mostra de Cinema Alemão - Em Julho

Destaque para o filme Só pela Adrenalina de Andres Veiel baseado nos autos do processo de um adolescente espancado e morto por seus amigos, reconstituindo as circunstâncias do assassinato brutal e adotando o formato de uma peça de teatro.

Apesar de ser fã de quadrinhos e tendo até uma edição de Wanted (Procurado) não estou muito confiante no filme O Procurado de Timur Bekmambetov, por já ter visto mais de 20 minutos de filme e até por toda a modificação da obra original, mas fica aí uma boa pedida para se divertir, enquanto o filme Encarnação do Demônio de José Mojica Marins não aparece por aqui

Referência:
http://www.adorocinema.com/
http://www.ucs.br/
www.caxias.rs.gov.br/centrodecultura/index.php
http://www.gnccinemas.com.br/


Sinopse:
Chega de Saudade de Laís Bodanzky
Brasil, 2008/Drama/92 min.
Um baile acontecerá em um clube de dança em São Paulo. Desde quando o salão abre suas portas, pela manhã, até seu fechamento ao término do baile, pouco após a meia-noite, diversos personagens rodeiam o local.

O Nono Dia de Volker Schlondorff
Alemanha, 2004/Drama/98 min.
Drama de guerra sobre os conflitos éticos pelos quais passa o padre católico Henri Kremer durante a Segunda Guerra Mundial. Preso e enviado para um campo de concentração, sua liberdade vale a negociação com a Igreja Católica para que ela apóie as práticas nazistas. Para tomar a decisão, Kremer tem nove dias.

Em Julho de Fatih Akin
Alemanha, 2000/Comédia/96 min.
A viajem é totalmente divertida nessa aventura. Daniel, um professor novo e tímido de Hamburgo que decide seguir o que se acha o seu destino. A aventura começa quando Daniel conhece Juli, uma vendedora de rua que garante estar vendendo para ele um anel que o levará ao verdadeiro amor. Só que Daniel não imagina que o caminho seria cheio de maus acontecimentos.

Só Pela Adrenalina de Andres Veiel
Alemanha, 2006/Drama/82 min.
Adotando o formato de uma peça de teatro, reconstituem-se as circunstâncias do assassinato brutal de um adolescente, Marinus Schöbert, de 16 anos. Na noite de 12 de julho de 2002, ele foi espancado e morto em Potzlow, a 35 km de Berlim, por dois irmãos, Marco e Marcel Schönfeld, que eram seus conhecidos e haviam saído para divertir-se junto com ele. Baseado nos autos do processo, o filme dá voz aos assassinos, aos pais e à própria vítima.

05 agosto 2008

FANTASPOA


Em 2005, entre um grupo de amigos que integravam a diretoria do Clube de Cinema de Porto Alegre, surgiu a idéia de promover um festival na cidade dedicado ao gênero fantástico (ficção científica, fantasia e horror), ainda inédito no Brasil. Hoje, o festival é um dos pontos de referencia ao cinema de gênero fantástico, estamos falando do FANTASPOA.

A organização do festival investiu em uma programação diversificada, selecionando obras que representam trabalhos clássicos e principalmente obras inéditas, algumas no Brasil, outras na América Latina, e inclusive estréias mundiais.

Serão exibido um total de 91 longa-metragens, 5 média-metragens, e mais de 200 curta metragens, em diferentes programas:

- Competição Internacional: 42 filmes;
- Competição Internacional de Animação: 11 filmes;
- Vampiros, Demonios y Siniestros (raros filmes espanhóis): 09 filmes
- Retrospectiva Japonesa: 5 filmes
- Especiais Grindhouse: 4 filmes em 2 sessões duplas
- Mostra de documentários: 14 filmes
- Mostra Competitiva Internacional de Curta-Metragens em Live-Action
- Mostra Competitiva Internacional de Curta-Metragens em Animação
- Mostra Competitiva Nacional de Curta-Metragens
- Mostras Itinerantes de Curta-Metragens de outros festivais
- Mostra Informativa de Curta-Metragens

O evento já começou e vai até o dia 10 de agosto sendo realizado em diversas salas de cinema da capital.

www.fantaspoa.com

15 julho 2008

História cinematográfica

Instituto Memória Histórica Cultural recebe acervo cinematográfico de Nazareno José Michelin

A Universidade recebeu, na tarde desta segunda-feira, dia 14, a doação do acervo cinematográfico de Nazareno José Michelin. As centenas de rolos de filmes com documentários históricos da região e os equipamentos de filmagem, de fotografia e de iluminação passam a fazer parte do acervo do Instituto de Memória Histórica Cultural e, em breve, poderão ser utilizados como fonte de consulta para estudantes e pesquisadores, conforme explicou a professora Cleodes Maria Piazza Julio Ribeiro, diretora do Instituto.

Nazareno Michelin, morto em 2007, foi proprietário da Michelin Filmes, produtora de audiovisuais criada na década de 60 e que durante mais de 40 anos se dedicou a documentar a história de empresas e de instituições da região e do estado, além de festas de casamento e aniversários. "São centenas de películas, em estágios diversos, com montagens, filmes brutos, alguns em negativos, outros em positivos, que retratam muitas das indústrias de Caxias do Sul e cidades e do Rio Grande do Sul", explica o jornalista André Constantin, produtor de documentários e colaborador do projeto de pesquisa Elementos Culturais das Antigas Colônias Italianas do Nordeste do Rio Grande do Sul (Ecirs).

De acordo com a viúva, Neusa Ioppi Michelin, doar o acervo para a Universidade está sendo a realização de um desejo manifestado pelo responsável pela profissionalização das filmagens em nossa região. "O sonho dele era que os estudantes tivessem acesso às imagens e aprendessem com elas". O reitor participou da solenidade e agradeceu em nome da comunidade universitária: "esse ato é singelo, mas de significado profundo, pois a família está nos confiando a guarda desta memória, por isso faremos bom uso didático e científico do acervo.

Fonte: Saite da Universidade de Caxias do Sul www.ucs.br

08 julho 2008

EXIBIÇÃO DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DO ENED


A próxima exibição irá ocorrer no dia 15 de julho (terça-feira) às 19h no UCS Teatro com a exibição do filme Batismo de Sangue de Helvécio Ratton. Essa exibição é uma grande conquista pois estaremos participando dentro da programação do ENED (Encontro Nacional de Estudantes de Direito), que tem como tema " Os vinte anos da Constituição Federal".


Tentamos chamar vários nomes desde o escritor Frei Betto, ao diretor Helvécio, atores do filme, pessoas ligadas ao ALN (Ação Libertadora Nacional), e por fim conseguimos um grande nome: Ivo Lesbaupin que é professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, é mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e doutor em Sociologia pela Université de Toulouse-Le-Mirail, da França. É, também, autor e organizador de diversos livros, entre os quais Igreja, movimentos populares, política no Brasil (São Paulo: Loyola, 1983); As classes populares e os direitos humanos (Petrópolis: Vozes, 1984); Igreja: Comunidade e Massa (São Paulo: Paulinas, 1996); e O desmonte da nação: balanço do governo FHC (Petrópolis: Vozes, 1999).


Que na ocasião dos episódios relatados no filme, foi um dos frades presos.


Essa exibição é em parceria com a Caravana da Anistia do Ministério da Justiça, Pró-Reitoria de Extensão da UCS e da organização do ENED.

23 junho 2008

FESTA


E dalê!


Pessoal neste sábado dia 28 de junho, estaremos realizando uma festa para captar uma grana para o cine. Terá uma decoração a parte, bebida barata, quentão, pinhão e muito rock n´roll com as bandas cucastortas e Malucos Mimordão, além do Tomada - Coletivo de arte, exibindo suas produções.


Convido a todos a comparecerem ao Galpão da UCS, às 23h.

22 junho 2008

Cine Como Le Gusta faz sua primeira exibição

Sábado à tarde, frio de cinco graus, chuva fina. Esse foi o clima em que o Cine Como Le Gusta fez sua primeira exibição, rodando o filme Tapete Vermelho de Luiz Alberto Pereira. Cerca de 30 pessoas estavam presentes no local, superando a expectativa dos organizadores. Após a exibição, a professora Kenia Pozenato contou fatos e histórias sobre os cinemas que existiram na região e hoje fazem parte apenas da lembrança. Além disso, colocou em pauta várias questões para serem pensadas sobre o "fazer" e o "assistir" cinema.

Obrigado a todos que enfrentaram o frio e a chuva, largaram do cobertor e do chocolate quente e foram prestigiar o trabalho do Cine Como Le Gusta!

20 junho 2008

Cine Como Le Gusta no Pioneiro - 20/06/2008

Jornal Pioneiro, 20/06/2008 - 3por4

Cine como le gusta
O cineclube Cine Como le Gusta exibe amanhã, às 15h, na Sala Florense, localizada no Bloco M da UCS, Tapete Vermelho. Na comédia, Matheus Nachtergaele, que vive caipira à Mazzaropi. Depois do filme, rola um papo sobre sobre a perda dos cinemas em Caxias e região com a professora Kenia Pozenato.

Lembrando que semana que vem tem festa!!

19 junho 2008

Lançamento do livro Cinemas: Lembranças


Kenia Pozenato e Loraine Giron lançam Cinemas: Lembranças pela editora Letra & Vida. O livro com suas 184 páginas nos faz voltar ao tempo onde se existia os cinemas de calçadas tendo como objetivo apresentar o processo sociocultural de desenvolvimento dos cinemas na antiga Região Colonial Italiana, identificando-os e relacionando-os.

Coleta de dados históricos sobre as casas de cinema, identificando os tipos de espetáculos neles realizados e levantando imagens e lembranças que restaram de 100 anos de cinema na Região, durante os quais ocorreram o desenvolvimento, o apogeu e o término dos cinemas de rua.

Foram pesquisadas 61 casas de espetáculos, nos municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Farroupilha, São Marcos, Bento Gonçalves, Antônio Prado, Veranópolis e Nova Prata.

O livro pode ser adiquirido nas melhores livrarias pelo preço de R$ 23,00

O lançamento se dará no dia 24 de junho (terça) às 18h30min no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

Links:

17 junho 2008

PRIMEIRA EXIBIÇÃO

E dalê galera!

Temos uma ótima notícia! Já está tudo certo para a primeira exibição do Cine como le gusta. =D

Será realizada no sábado dia 21 de junho às 15h na "super" sala Florense, localizada no Bloco M da UCS. Para quem não sabe, o bloco "M" é aquele que tem o UCS Teatro.

O filme escolhido é o TAPETE VERMELHO de de Luiz Alberto Pereira, após estaremos tendo uma conversa sobre a perda de nossos cinemas com o debate: Onde andarás nossas salas de cinema?

Segue sinopse:

Quinzinho (Matheus Nachtergaele) mora em uma roça bem distante de qualquer cidade grande. Decidido a cumprir uma promessa, ele decide levar seu filho Neco (Vinícius Miranda), de 9 anos, para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema, assim como fez seu pai quando era garoto. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme.

Elenco:
Matheus Nachtergaele (Quinzinho)
Vinícius Miranda (Neco)
Gorete Milagres (Zulmira)
Rosi Campos (Maria)
Aílton Graça (Mané Charreteiro)
Jackson Antunes (Gabriel)
Paulo Betti (Aparício)
Débora Duboc (Sebastiana) P
Paulo Goulart (Caminhoneiro)
Cássia Kiss (Tia Malvina)

FichaTítulo
Original: Tapete Vermelho
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2006

Esperamos todos lá!

10 junho 2008

Cineasta colombiano promove curso em Caxias

O diretor e produtor de cinema Daniel Vargas irá ministrar o curso "Cinema: um enfoque ao documentário latino" para todos que desejam produzir filmes ou apenas que se interessam pela sétima arte. A primeira turma iniciou no dia 10 de junho e segue até 22 de julho (terças-feiras), das 19h30m às 22h. E pela grande procura abrirá uma segunda turma dia 16 de junho (segundas-feiras) no mesmo horário.

São sete encontros que tem como objetivo estudar e debater os elementos necessários para a realização de um filme. O enfoque ao documentário deve-se ao motivo de o gênero ser mais barato e acessível de se produzir. "Caxias está iniciando um movimento cinematográfico, o curso é uma tentativa de agrupar as pessoas que se interessam em produzir cinema local, e desenvolver isso juntos", conta Daniel.

O curso contará com a participação especial da também cineasta colombiana, Isa Molina, que falará sobre fotografia e generalidades técnicas no cinema. Daniel e Isa são formados em Cinema pela Universidade Politécnico Gran Colombiano, de Bogotá. Vargas já produziu diversos curtas-metragens de boa repercussão na Colômbia, como o filme "Genocídio en la Barberia", além de participações em longas e outras produções audiovisuais.

Daniel ministrará uma aula específica sobre atuação. "Creio que o que temos de exclusivo somos nós mesmos. Técnicas e ferramentas podem ser reproduzidas, mas uma boa atuação é única. Pretendo explorar e refletir sobre o papel do ator no cinema".

O curso tem um custo único de R$ 50,00 e será realizado no auditório da Dinâmica Comunicação Empresarial (Av. Júlio de Castilhos, 1401, sala 501). As inscrições devem ser feitas pelo telefone (54) 3025.3030 ou pelo e-mail projetos@dinamicacomunicacao.com.br. Será entregue certificado e as vagas são limitadas.

Encontro Gaúcho de Cineclubes e Pontos de Exibição


Todos os cineclubes e representantes dos pontos de exibição não comerciais do Rio Grande do Sul se encontrarão em Santa Maria, no dia 28 de junho deste ano, a partir das 10h30min, no Centro Cultural Cesma, para realização do Encontro Gaúcho de Cineclubes e Pontos de Exibição.


Este encontro tem como objetivo a troca de experiências dos projetos que visam o debate e a exibição da arte cinematográfica, tendo sempre como referência a democratização do acesso do público ao audiovisual. Visa ainda, o fortalecimento das ações cineclubistas e de exibição cultural com a criação de uma associação representativa.


A proposta está inserida dentro da programação dos 30 anos da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria Ltda – CESMA, e de seu projeto cultural – Cineclube Lanterninha Aurélio.

Programação: blog do cineclube lanterninha Aurélio Contatos e informações pelos fones 55 3221 9165, 3222 8544 (CESMA – Paulo Teixeira) ou celulares 55 96319219 (P.Teixeira) 55 9933 4263 (Cassol) e ainda pelo e-mail: cineclubelanterninhaaurelio@gmail.com